Setor resiliente, de fácil adaptação às demandas do mercado, inovador e, agora, mais tecnológico avança para atender o novo consumidor, mais atento a questões de praticidade e saudabilidade.
Se tem um setor que se adapta rapidamente às demandas de mercado provocadas pelas mudanças na economia e no comportamento do consumidor é o de food service, que vem se consolidando nos últimos anos. Em uma década, de 2009 a 2019, o setor registrou um crescimento de 184%, segundo um levantamento da Associação Brasileira da Indústria de Alimentos (ABIA).
Mas a pandemia chacoalhou o mercado, trouxe novos hábitos de saúde, de comportamento, de consumo e até da maneira como as pessoas estão se relacionando com a comida. E o food service encontrou no delivery a alternativa de melhor encaixe na rotina e na realidade dos brasileiros: quase 90% dos restaurantes adotaram o delivery durante esse período, segundo a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel).
Em 2020, no faturamento total de mais de R$ 573 milhões da indústria alimentícia brasileira, cerca de R$ 139,4 bilhões foram apenas do food service. E, em 2022, o segmento fechou o ano com R$ 166,9 bilhões em receita, constatando a volta do crescimento e sua recuperação, segundo a Abia.