É amplamente sabido que negócios fracassam, na maioria das vezes, por erros de gestão. No entanto, raros são os executivos que admitem o fato. Em vez de assumir a responsabilidade pelas derrotas, grande parte deles arruma desculpas, como falta de recursos disponíveis, falta de funcionários eficientes, falta de escrúpulos da concorrência. O que falta mesmo a esses gestores, contudo, é accountability. Empresas muito hierárquicas, como costumam ser as brasileiras, têm déficits agudos de accountability. Esse livro vem resolver o problema, com uma metodologia passo a passo que ensina você e qualquer pessoa de sua empresa a puxar para si a responsabilidade e a ter um senso de dono. O primeiro capítulo, aqui reproduzido na íntegra, explica a divertida e educativa analogia com a história d’O Mágico de Oz.

-Quem é você? – o Espantalho perguntou depois de ter se espreguiçado e bocejado. – E aonde está indo?

– Meu nome é Dorothy – disse a menina –, e estou indo para a Cidade das Esmeraldas para pedir ao Grande Oz que me mande de volta para o Kansas.